Blog

Como fazer uma campanha no Google AdWords para Black Friday

Blog

O Black Friday ganhou a graça dos brasileiros e um olhar diferenciado dos investidores. Considerada uma das datas mais lucrativas do comércio em geral, principalmente para os e-commerces, os varejistas estão sempre preocupados em estar à frente nesta época, com campanhas e anúncios efetivos. Uma oportunidade perfeita para investir em anúncios google.

Esse tipo de campanha é conhecida também como campanha sazonal – ou seja, que tem um tempo determinado de existência e objetivos específicos. Mas como ser efetivo nessas campanhas, usando um aliado certeiro, o Google AdWords?

A Webfoco, parceira Google Partner Premier, com 15 anos de experiência em marketing, elaborou um breve passo a passo para você ter sucesso neste ano. =D

1. O primeiro passo é simples, entre no Google AdWords e crie uma campanha de sazonalidade. Clique em “Apenas rede de pesquisa” e ao lado “Todos os recursos”.

Imagem1

Após definir esses pontos, escolha o local que sua campanha irá rodar (cidade, estado ou país), idioma e lances.

Lembre-se: Na hora de escolher o local de segmentação da sua campanha, foque onde se concentra a maior parte dos seus potenciais clientes e até onde sua loja consegue atender!

2. A seguir, defina uma parte super importante para as campanhas sazonais: a data de início e de encerramento, em “Configurações avançadas” e, em seguida, “Agendamento: data de início, data de término, agendamento de anúncios”.

Imagem2

O legal é que o Google Adwords permite que você já defina o prazo que irá rodar seus anúncios sem se preocupar em finalizá-lo. Foque apenas nas vendas!

Imagem33. Após configurar sua campanha, você precisa organizar seus anúncios, em grupos de anúncios, conforme abaixo:FLUXO

4. Depois disso é possível criar seu(s) anúncio(s), parte principal da sua campanha, que irá chamar a atenção dos seus potenciais clientes quando buscarem por produtos do seu segmento no Google.

Imagem4

Coloque o seu site, os títulos e a descrição do seu anúncio. Mas, fica a dica: a pontuação excessiva é restrita e a quantidade de caracteres também!

5. Sabia que uma forma de exibir anúncios relevantes é utilizando um título dinâmico? Veja como criar um.

Imagem5

Essa maneira mais personalizada do seu anúncio ajusta o título para as palavras que o usuário digitou no momento da pesquisa lá no Google.

O anúncio dinâmico facilita seu trabalho no momento de segmentar vários produtos com que você trabalha. Basta colocar no título a palavra “keyword” e o produto que deseja, entre chaves {keyword + produto}, onde você quer que seja feita a troca por suas palavras-chave.

Como fazer? No nosso caso, decidimos optar pela busca da palavra “otimização de sites”, mas poderíamos criar outro anúncio com “SEO”, “landing pages”, “links patrocinados”, entre outros serviços que oferecemos.

6. Inclua a lista de palavras-chaves que você quer que ative sua campanha.

7. Após finalizar seu anúncio no AdWords, não esqueça de abrir uma aba dentro da sua loja virtual com o título “Black Friday” e inserir nela os produtos com os descontos especiais.

Para fechar com chave de ouro, é muito importante que você faça um bom planejamento para a efetividade das suas campanhas e que fique de olho nos seus concorrentes, os descontos e os preços que eles estão utilizando. Boas vendas!