Blog

Como o Marketing mobile revoluciona o marketing digital

Blog

Como o Marketing mobile revoluciona o marketing digital

Descubra como o Marketing mobile revoluciona o marketing digital e aumente o engajamento da sua empresa

O mobile marketing faz parte da nova modalidade que muitas empresas estão investindo, como uma alternativa para atrair mais cliente em diferentes plataformas (desktop, tablet e smartphone). Para muitos, isso não é novidade. Entretanto, o engajamento e as funcionalidades para serem exploradas ainda são pouco utilizadas.

Com o mobile marketing nasce uma nova realidade que atende uma necessidade do mercado e ainda, consiste em uma oportunidade para empresas de marketing digital e profissionais de marketing. Essa nova maneira de se fazer marketing, surgiu do aumento exponencial de vendas de dispositivos móveis a medida em que, os sites desenvolvidos em Flash estavam ameaçados.

O que antes era considerado adequado e exigido pelo cliente, o Flash passou a ser uma tecnologia obsoleta, entregando um sentido de efemeridade das coisas, agora não mais para os smartphones. Além disso, nenhum aparelho móvel oferece suporte para este tipo de linguagem, aumentando ainda mais a inutilização do programa.

O site responsivo. Este aspecto é apontados como o primeiro impacto básico provocado no âmbito do marketing digital, influenciado diretamente pelo avanço da tecnologia dos dispositivos móveis. O site responsivo sintetiza tudo o que há de mais recente no meio digital: site adaptado para visualização e acesso por meio do celular, isso significa que, as alterações implicam desde o layout até seleção de imagens próprias para veicular nesses dispositivos e conceder ao usuário uma boa experiência de navegação.

Além disso, este formato tornou-se parte dos quesitos exigidos pelo Google para ranqueamento do site da empresa nos resultados de buscas. A fim de incentivar a adesão das empresas ao sites responsivos, o Google criou uma plataforma específica para verificação do site e posterior, envio de relatório apontando as melhorias que podem ser feitas (Confira esse post).

O marketing digital encontrou uma nova vertente de trabalho com o avanço da tecnologia mobile, permitindo que novas oportunidades fossem criadas e explorados a fim de gerar mais lucratividade e competitividade no mercado, seja qual for o segmento da empresa.

Dentre as oportunidades para o mobile marketing destacam-se os chamados QR Codes. Esse recurso consiste em um código de barras 2D que pode ser escaneado pela maioria dos celulares com câmera fotográfica. Após, a decodificação o usuário é direcionado a um link específico, ou acesso ao conteúdo publicado em algum site. Então, entra em cena a estratégia de marketing das empresas para atrair potenciais clientes por meio do direcionamento ao site ou landing pages (páginas de destino que fazem parte para “doutrinar” o usuário a tomada de alguma ação), como a consultoria seo.

Posts relacionados:

Email Marketing na era Mobile: a sacada da vez

Como atrair clientes para o mobile marketing?