Blog

Evite desperdício de dinheiro nas campanhas de Links Patrocinados

Blog

O que você precisa saber para evitar perder dinheiro atoa

Links Patrocinados mais barato
Links Patrocinados mais barato

Embora não exista qualquer estudo do Google sobre o tema (e nem deve ser de interesse deles), acredita-se que grande parte das campanhas tenha desperdício de parte do investimento.

Essa perda não se deve por qualquer falha da ferramenta de links patrocinados do Google, e sim por má administração nas campanhas geralmente devido à falta de conhecimento profundo da ferramenta.
Por ser uma forma de publicidade tão poderosa e com alto índice de retorno, muitos administradores de campanhas não se dão conta do desperdício, ou acham que por a campanha apresentar um bom retorno, tudo deve estar corretamente configurado. Mero engano. Estão é rasgando dinheiro!

Dentre os principais itens que devem ser sempre verificados estão:

Estruturação das campanhas
As campanhas devem estar estruturadas de forma muito bem segmentada entre os produtos e serviços oferecidos. Nunca inclua palavras-chaves de produtos e serviços diferentes em um mesmo grupo de anúncios.

Índice de Qualidade
O índice de qualidade está diretamente relacionado ao valor do clique de cada palavra-chave da campanha. Melhorar o índice de qualidade significa pagar menos por clique e, consequentemente, economizar parte do investimento.

Palavras-chave de correspondência ampla
Aprecie com moderação. As palavras amplas geram mais impressões e, potencialmente, mais cliques. Entretanto, em muitos casos, acarretam muita impressão e poucos cliques, fazendo com que o CTR de sua campanha fique baixo. CTR baixo faz o índice de qualidade da palavra cair, culminando no aumento do custo da palavra-chave.

Palavras-chave Negativas
A utilização de palavras-chave negativas é tão importante quanto à inclusão de palavras-chave. Esse tipo de correspondência evita que seus anúncios tenham cliques de usuários que não buscaram por termos que possam fazer suas campanhas converterem (ligações, contatos, vendas).
A não utilização de palavras negativas origina no mínimo uma perda de 30% no investimento total da campanha.

Acompanhamento de relatórios
Os relatórios são como raios-x de suas campanhas. Existem diversos relatórios importantes oferecidos pela ferramenta de link patrocinado.
O relatório mais importante para identificar o desperdício de dinheiro é o relatório de termos de pesquisa, pois ele mostra todos os termos buscados pelos usuários do Google que suscitaram cliques em seus anúncios.

O objetivo da leitura dos termos é a geração de palavras-chave negativas para suas campanhas. Esses são os principais itens que devem ser constantemente analisados, mas não são os únicos. Fique sempre atento ao gerenciar as campanhas, pois você não vai querer jogar dinheiro fora, certo?

Veja abaixo um vídeo sobre os Links Patrocinados:

https://youtu.be/kyqcN-kv4Lw

A Webfoco posta com frequência informações sobre Google Adwords, portanto, se você gostou do post continue nos acompanhando.