Blog

Google Muda ranking e privilegia sites mobile

Blog
Todos já passamos por isso: você está usando o telefone celular e, ao acessar um site, descobre que ele é difícil de ler e de navegar porque não está formatado para a tela de um dispositivo móvel.
Com os celulares se tornando cada vez mais a principal porta de acesso à internet, queremos garantir que, quando você fizer uma busca no Google, encontrará conteúdo não só relevante e oportuno mas também fácil de ler e de interagir –até em telas pequenas.
Tornar os sites mais flexíveis também é uma questão para quem publica: cada vez mais, os visitantes abandonam as páginas que não são para mobile.
Uma pesquisa mostra que 74% dos usuários são mais propensos a voltar a um site que seja para mobile.É por isso que temos incentivado webmasters a criar páginas que evitem armadilhas como texto pequeno. Em novembro, nós introduzimos um certificado “mobile-friendly” para notificar os usuários quando um link nos resultados de pesquisa leva a uma página mobile e também fornecemos recursos para ajudar os webmasters nessa tarefa.
google-mobile

Exemplos de um site não-mobile (à esq.) e um mobile

Estamos começando, agora, a implantar uma mudança que anunciamos há dois meses para levarmos em conta se um site é adequado a mobile classificarmos os resultados de buscas feitas a partir de celulares. Este é só um dos mais de 200 fatores que levamos em conta para elencar os resultados. Os sites não-mobile não vão desaparecer dos resultados de busca –eles, inclusive, ainda aparecerão em posições altas se possuírem um conteúdo relevante para o usuário.

Desse jeito, se você usar a pesquisa do Google no seu celular, poderá encontrar mais facilmente resultados de alta qualidade e relevantes em que o texto é legível, os elementos clicáveis estão adequadamente espaçados e a página evita o conteúdo que não pode ser reproduzido e rolagem horizontal.

Em apenas dois meses (desde que anunciamos a mudança), nós vimos um aumento de 4,7 pontos percentuais na proporção de sites para dispositivos móveis –e esperamos ver ainda mais em breve.
A boa notícia para os publicadores é que o site não precisa ser caro ou demorado: pode ser tão simples como ajustar as configurações ou escolher um novo design de que você gosta. Mesmo se optar por redesenhar totalmente seu site, 10 a 20 páginas podem ser revistas em um ou dois dias.

Webmasters podem verificar se o seu site é mobile examinando páginas individuais com o Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis ou o relatório de Usabilidade Móvel no Webmaster Tools. Uma vez que um site se torna mobile, nós o reprocessaremos automaticamente (e webmasters podem acelerar o processo solicitando ao Google um novo rastreamento de URLs).

Postado por Cody Kwok, engenheiro de software do Google

 

Veja também
Gerenciamento de Links Patrocinados
Google Adwords
Links Patrocinados
Otimização de Sites