Blog

Para que serve robots.txt?

Provavelmente, quando você procurou por uma agência de marketing digital ouviu falar em robots.txt. Quando bem aplicada, essa ferramenta é fundamental para otimizar sites e ser um grande aliado para aumentar o seu número de conversões.

Por isso, esse termo é tão falado e trabalhado em uma agência de SEO. Quer saber para o que serve, e o que é essa ferramenta poderosa para otimização de sites? Acompanhe o blog da Webfoco e saiba mais!

<h2>Definição de robots.txt</h2>

Antes de te explicar como essa ferramenta é importante em uma consultoria de SEO, vamos entender a definição de robots.txt. Talvez você não tenha reparado, mas pode ter certeza que a falta de um pequeno texto na raiz do seu site pode ser o verdadeiro “vilão” por não conseguir a otimização de sites.

Esse texto caracterizado pelo robots.txt é responsável por dar ordens específicas aos robôs de busca orgânica do Google, ou seja, têm funcionalidade de indicar aos bots quais são os arquivos que não devem ser rastreados, indexados e também onde está localizado o Sitemap (mapa do site).

Robots.txt e otimização de sites

O arquivo de texto (robots.txt) consegue dar a diretriz para a ação dos robôs de plataformas de busca no seu site, evitando assim, que sejam feitas solicitações desnecessárias para sua página, fator importante que pode estar prejudicando o seu desempenho em aparecer na primeira página do Google.

Vamos a seguinte pergunta: “Por que preciso aplicar SEO marketing digital no robots.txt do meu site?”. Não editar essa ferramenta pode ser um indicativo aos robôs do Google a não rastrearem nenhuma página em seu site, isso porque o robô da ferramenta de busca do Google possui um “limite de rastreamento” de páginas, e ainda vai tomar mais tempo para verificar o seu site, tornando um ponto negativo no seu ranqueamento.

Aplicando técnicas de SEO

Aplicar técnicas de agência de SEO no robots.txt você estará informando aos robôs de busca quais páginas devem ser evitadas, e consequentemente, dando espaço para que outras páginas de visitação sejam o foco da sua estratégia e ranqueie mais rápido.

Por isso, uma consultoria de SEO nunca será somente trabalhar com palavras-chave. Através de um conjunto de ações que unem tecnologia, autoridade e conteúdo relevante, é possível indicar ao Googlebot (robô do Google) quais páginas trabalhar para alcançar as primeiras posições.

A Webfoco pode te ajudar

Quer saber mais dicas de como otimizar sites? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas em consultoria SEO para aparecer nas primeiras posições do Google!