Blog

Use o Inbound Marketing para converter usuários em clientes

Blog

Use o Inbound Marketing para converter usuários em clientes

Inbound Marketing: a maneira moderna de relacionamento das empresas com clientes

A ação de Inbound Marketing veio para atender a demanda que o mercado exige. O consumidor está mudando: a cada dia que passa ele lê mais, realiza mais buscas, estuda mais antes mesmo de contratar um serviço e, para acompanhar essas transformações é necessário que haja a mudança no modo de fazer marketing digital.

Essa atualização resulta no Inbound Marketing que consiste numa abordagem diferente para com o consumidor, isto é, trabalhar com o lema “vender sem querer vender”. O principal objetivo dessa vertente é atrair clientes em potencial: primeiro você entrega valor e posteriormente o próprio cliente lhe procura para consumir, sem vendas forçadas.

As pessoas ganham cada vez mais poder no processo de decisão de compra. O Inbound atua de modo a aplicar uma dose de pragmatismo, fortalecendo o relacionamento entre a marca e as pessoas e tornando-o ainda mais eficiente nas vendas. O intuito é melhorar a experiência do usuário, umas das principais técnicas responsáveis por atração e conversão.

Conheça as estratégias do Inbound Marketing

A ação de Inbound se sustenta em 5 etapas: Atrair , converter, relacionar, vender e analisar. O marketing de conteúdo está no início do processo, isso porque um ótimo conteúdo – artigos, posts, matérias – é fundamental para atrair pessoas para a marca. O Marketing de conteúdo é a semente do inbound marketing.

Mas você precisa ser notado pelos potenciais clientes. Para tanto é necessário além da publicação, uma ação para promover o conteúdo o que pode ser feito com um bom trabalho nas redes sociais e com uma boa consultoria SEO (que seriam as técnicas para o material aparecer melhor nos resultados dos buscadores).

Após a fase inicial de atração, entra em cena a estratégia para converter os visitantes da página em leads. A ação consiste em ofertar alguns produtos como e-books, entregues gratuitamente a qualquer pessoa que forneça seus dados. Dessa forma, você estará reforçando o relacionamento.

A próxima etapa do Inbound Marketing é se relacionar com o cliente. Essa é a hora de aprofundar algumas pesquisas como informações demográficas – sexo, idade, local de residência, profissão, nível educacional, renda familiar entre outros – , capazes de estruturar a tomada de decisões futuras.

O essencial nesse tipo de ação de marketing é fornecer ao cliente a experiência de que a empresa é um parceiro. De acordo com a pesquisa da Forrester Research é possível vender 50% a mais com custos de 33% menores se existir previamente um bom relacionamento com o potencial cliente.

Caso todas as etapas posteriores tenham sido executadas com eficácia, nesta fase de venda, será muito mais fácil a empresa promover um produto para o público que estiver interessado em comprá-lo ou aberto a ouvir a proposta. Para aqueles que pensam que o processo acaba depois da venda, está sob a ótica do marketing tradicional.

No Inbound marketing acrescenta-se mais uma etapa a chamada: análise, em que a empresa dá prosseguimento a relação estabelecida com o cliente. Isso inclui coletar e atualizar a base de informações pessoais, identificar os acertos e erros de cada venda para refinar continuamente o processo. Isso é essencial, pois a experiência pós-venda é a base para futuras compras do mesmo cliente e de outras pessoas.